O Que é a Luminária com Antena 5G?
A tecnologia na área de telecom muitas vezes avança mais rápido do que conseguimos acompanhar, a prova disso é a nova antena 5G que agora pode estar incluso em sistemas de iluminação inteligente! A Integra Info, empresa de consultoria telecom, atualiza você das novidades para te manter atualizado, e explica melhor como funciona a antena 5G.
Apesar de ser uma tecnologia extremamente recente, a iluminação inteligente com antena 5G já está sendo implementada em 30 cidades do Brasil. O programa chamado Conecta 5G consiste em um sistema de iluminação pública que integra tecnologia 5G com conectividade móvel, internet sem fio e videomonitoramento. Esse programa é uma iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e tem parceria do Ministério de Comunicações. O projeto-piloto aplicado em Curitiba foi um sucesso e agora a implantação segue em diversas outras cidades do Brasil.
Por que ele é tão importante? Pois amplia o acesso da população à tecnologia 5G! Isso porque existe uma grande parte do território brasileiro sem cobertura para essa tecnologia de telecom. A antena 5G pretende acelerar esse processo, principalmente por estar aliada à iluminação pública, que é algo muito mais acessível. Os postes de iluminação pública passam a ter antenas 5G integradas, de forma democrática e capaz de alcançar grandes centros.
A Integra Info, empresa de consultoria telecom, explica melhor sobre os benefícios da antena 5G integrada com a iluminação pública, e te apresenta os locais onde essa tecnologia de telecom já está ativa ou em fase de implementação. Continue a leitura!
Saiba Mais Sobre os Benefícios e os Locais Que Já Aplicam Essa Tecnologia de Telecom!
Em três municípios brasileiros a tecnologia da antena 5G integrada com a iluminação pública já pode ser observada: Araguaína/TO, Sorocaba/SP e Curitiba/PR. Além da tecnologia da antena 5G, esse sistema permite outros serviços agregados, como Wi-Fi e videomonitoramento, além de fazer a implantação algo muito mais democrático e menos burocrático.
Esse tipo de integração é uma solução para alcançar municípios onde a infraestrutura ainda não é adequada para a tecnologia 5G. Quando comparada à 4G, essa nova tecnologia precisa de cerca de cinco a dez vezes mais antenas para seu funcionamento ideal, o que dificulta a implementação em muitos lugares e acaba encontrando barreiras burocráticas no processo. Uma lei específica precisa ser seguida nesses casos, a Lei das Antenas (Lei 13.116/2015), que determina as adequações que precisam ser feitas. Muitos municípios encontram dificuldades em fazer esses ajustes e, como consequência, apenas 209 de um total de 5.568 municípios aprovaram regras no sentido de facilitar essas novas antenas necessárias para a tecnologia da antena 5G.
Quando a antena 5G é integrada à iluminação pública, essas barreiras são diluídas, pois não é mais necessário instalar as antenas em locais específicos e aprovados, elas são integradas com postes e fazem parte do sistema de iluminação, além de ser uma estratégia democrática para disseminar essa tecnologia e fazer dela mais acessível.
Essa integração simboliza muito mais harmonia entre diversos setores: telecom, educação, segurança pública, saúde, trânsito. Tudo isso é afetado positivamente pela tecnologia da antena 5G.
Atualmente, a implementação está acontecendo em fase de testes. Nesta fase, a antena 5G oferece conexões entre equipamentos urbanos, semáforos inteligentes e aplicações empresariais. A expectativa é que depois dessa fase, a antena 5G integrada com a iluminação pública seja capaz de oferecer, ainda, uma vantagem econômica para os municípios, na medida em que poderá gerar receitas acessórias.
Lembrando que a iluminação pública inclui uma contribuição de todos os cidadãos para a conta de energia, ou seja isso pode contribuir para modernizar esse sistema e ter uma iluminação pública com alta tecnologia e antena 5G. A antena 5G integrada aos postes oferece uma internet super rápida e de alta qualidade, apesar de não oferecer diretamente o sinal 5G. Essa democratização melhora os serviços de telecom, os serviços urbanos, e os atendimentos à população e só tem vantagens para toda a sociedade.
A cidade inteligente é uma tendência em expansão, e a antena 5G integrada à iluminação pública é um ótimo exemplo de como isso pode ser feito de forma eficaz e acessível. A tecnologia precisa estar próxima da sociedade e trazer meios de inclusão, para que todos possam usufruir de seus benefícios.
Além disso, os benefícios financeiros a partir da antena 5G também são atrativos, pois essa tecnologia de telecom gera receita para as prefeituras. A Integra Info, empresa de consultoria telecom, explica melhor como essa vantagem econômica acontece. Com a iluminação pública conectada, as operadoras de telecom precisam buscar as prefeituras, que são proprietárias dos postes. Esses postes podem ser, então, alugados por empresas de telecom gerando receita para as prefeituras.
Quando novas tecnologias surgem, como a antena 5G, diversas discussões se iniciam acerca das melhores formas de implementar essa tecnologia. No caso da 5G, um sistema de antenas é necessário, uma infraestrutura específica. Por isso a alternativa da iluminação pública se fez tão marcante, por permitir a democratização de uma tecnologia de telecom que representa o futuro – a antena 5G.
O alcance dessa integração entre antena 5G e iluminação pública ainda não pode ser totalmente mensurado, pois abre um leque de muitas possibilidades de serviços, além das parcerias público-privadas que se tornam possíveis.
Um número considerável de 60 luminárias inteligentes com antena 5G integrada já foram instaladas nos municípios citados acima, utilizando o sistema do Conecta 5G, ainda em fase de testes. Os próximos estados onde a implementação vai acontecer são: Maranhão, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, São Paulo e Santa Catarina. A vantagem dessa antena 5G é integrar outras tecnologias muito úteis para os municípios, como o videomonitoramento e reconhecimento facial, tecnologias super modernas e que podem estar em funcionamento juntamente com a iluminação pública.
O Conecta 5G foi anunciado em dezembro de 2021 e sua fase de testes tem previsão de 3 anos de duração, com cerca de R$ 10 milhões em investimentos. Fique atento para as próximas novidades que surgirão na área! A Integra Info, empresa de consultoria telecom, ajuda você a se manter atualizado nos projetos que estão surgindo na área de telecom, e a antena 5G é um desses grandes exemplos.
A Integra Info, Empresa de Consultoria Telecom, Atualiza Você
A antena 5G, bem como outras tecnologias de telecom, estão revolucionando a área. Por isso, conte sempre com uma empresa atualizada e alinhada com as novidades do mercado de telecom, como a Integra Info, empresa de consultoria telecom. Assim, você garante mais segurança para o seu negócio e mais modernidade nos seus processos! Entre em contato com a Integra Info, empresa de consultoria telecom, e tire todas as suas dúvidas.